O Facebook assustou investidores
do mercado financeiro ao apresentar um resultado
econômico negativo na semana passada. Nesta semana, no entanto, a
rede de Mark Zukerberg anunciou notícias mais otimistas. Pela primeira vez, a
empresa divulgou um relatório
revelando a pegada ecológica e impacto ambiental de seus computadores.
Os resultados são melhores do que
o esperado. No ano de 2011, o Facebook emitiu 285 mil toneladas de CO2
equivalente. Parece muito, mas é um número consideravelmente menor do que o
rival Google, que emitiu 1,5 milhão de ton/CO2 equivalente.
O relatório mostra que o Facebook
gastou 532 milhões de kwh em 2011, e que a maior parte dessa energia foi
adquirida de fontes sujas: 27% de usinas à carvão e 17% de termelétricas a gás.
Mas a boa notícia é que a rede está se comprometendo a adquirir 25% de sua
energia de fontes renováveis até 2015. O Greenpeace, que cobra o Facebook desde
o ano passado na campanha “Unfriend
coal”, elogiou a política e pediu que outras empresas de tecnologia
na nuvem, como a Amazon, sigam o exemplo.
E no meio de todos esses números,
qual é a responsabilidade dos usuários do Facebook na emissão de carbono? Segundo
o relatório, cada usuário ativo emite, por mês, 269 gramas de CO2 equivalente –
ou seja, se você usa o Facebook, seu impacto no clima é o mesmo que o de tomar
uma xícara de café a mais por mês.
Fonte: Blog do Planeta - Revista Época
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