Falcão - Consultoria e Projetos Ambientais Ltda

Com estudo e muita dedicação que a empresa FALCÃO surgiu. Após sair da universidade, minha mente abriu para uma nova fase: ENGENHARIA AMBIENTAL. Sendo assim, como tudo em minha vida, não tinha como separar meu jeito alegre e jovem de ser da minha vida profissional. Hoje eu e meus parceiros cuidamos de cada projeto com toda atenção e carinho para atender com QUALIDADE & PRAZO nossos clientes.



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Engenharia Ambiental é destaque na Revista do CREA-RN


Fui convidada pelo CREA-RN para uma entrevista sobre engenharia ambiental. A entrevista fala sobre a profissão de engenheiro ambiental e sua atuação dentro do mercado no RN. Segue uma parte da entrevista. Espero que gostem!
1 - Qual a principal função do engenheiro ambiental?
O engenheiro ambiental é um profissional que atua diretamente com as questões voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar, do solo e do meio biológico onde estamos inseridos. Para isso participa de atividades planejando e coordenando projetos nos mais diversos seguimentos. Atua na área de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, supervisiona a coleta e o descarte do lixo, também avalia os impactos ambientais de pequenas a grandes obras sobre o meio ambiente. Além disso, é responsável pela prevenção e minimização da poluição causada por indústrias.


2 - O que diferencia o engenheiro ambiental dos demais profissionais que atuam na área ambiental?

O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. O grande diferencial do engenheiro ambiental em relação aos demais profissionais é sua formação tecnológica e exata voltada para a prática do desenvolvimento sustentável.

3 - Existe algum curso de engenharia ambiental em funcionamento no estado?

O curso de Engenharia Ambiental é novo e bem recente aqui no nosso estado. Ainda não temos nenhuma turma formada, mas o curso encontra-se disponível nas principais universidades do estado.

• UFRN - Universidade Federal do Rio Grande Norte

Na UFRN o curso de engenharia ambiental está disponível no segundo ciclo do curso de Ciência e Tecnologia.

• UNP - Universidade Potiguar

A UNP oferece o curso bacharelado de engenharia ambiental.

• UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

A UFERSA oferece o curso de engenharia agrícola e ambiental

8 - Você tem um trabalho de pesquisa na bacia do rio Potengi. Como está o nível atual de poluição, e quais as alternativas para recuperar a vida orgânica do rio?


O trabalho foi desenvolvido como uma das condicionantes da licença de instalação da obra do Terminal Pesqueiro Público de Natal. Monitoramos a qualidade da água, sedimentos, peixes e moluscos do Rio Potengi durante um ano, no trecho que começa na ponte do Igapó até a ponte Newton Navarro. Apesar de serem verificados vários impactos ambientais ao longo do estuário estudado, com a presença de atividades agrícolas, lançamento de esgotos domésticos brutos, indústrias isoladas e águas de drenagem urbana, após a análise dos resultados apresentados nos pontos de monitoramento, o estuário do Rio Potengi, naquele trecho, apresentou a qualidade da água enquadrada na categoria BOA nos pontos analisados, de acordo com a resolução CONAMA 357/05, para águas salobras e salinas.

Fonte: Revista CREA-RN
Lorna Falcão






2 comentários:

Anônimo disse...

Dra Lorna, vc é um orgulho para o nosso Estado, sendo a única Engenheira ambiental ...parabens pelo esforço e pelo trabalho em prol de uma melhor qualidade de vida e da preservação do ambiente.

Anônimo disse...

Dra Lorna, vc é competente e muito charmosa....